Os encontros dos grupos da terceira idade, promovidos pela Associação Encantadense do Idoso (Assedi), são momentos que contribuem para o rejuvenescimento.

Os encontros dos grupos da terceira idade, promovidos pela Associação Encantadense do Idoso (Assedi), são momentos que contribuem para o rejuvenescimento. Uma tarde por semana, os participantes se reúnem para dançar, fazer exercícios, orações, jogar cartas, além de assistir a palestras e se divertir em atividades culturais e recreativas. Tudo para que corpo e mente estejamem harmonia. Paraparticipar basta ter disposição e mais de 60 anos.

A presidente da Assedi e primeira-dama Eliane Leite Costi explica que os encontros com os grupos de idosos tem por objetivo oportunizar o lazer e a integração, através de atividades sociais, cursos e palestras. “Em nossos encontros, todos se sentem bem, pois recebem muita atenção e carinho”, comenta.

Atualmente, a Assedi conta com 946 idosos associados e 36 pessoas voluntárias, divididos em dez grupos, de bairros e comunidades do interior. A programação de encontros segue um cronograma, mas cada comunidade organiza-se de forma a participar de bailes ou atividades em outras localidades ou municípios. Já é tradição também a participação da Assedi na Semana Italiana e na Suinofest.

No Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é oferecido um almoço para os associados, no Clube Comercial, e no final do ano ocorre o tradicional almoço e baile reunindo todos os grupos.

Cápsulas de alegria

Para o senhor Périco Daroit (69), “nos encontros somos uma família, passamos horas bem agradáveis com as atividades”. Durante os meses de férias, os participantes sentiram falta dos encontros e o reencontro, que ocorreu na primeira semana de março, foi um momento para rever os amigos e colocar a conversa em dia. “Participo desde o primeiro ano do grupo do Centro, aqui nos distraímos, encontramos as pessoas queridas e dançamos muito”, comenta a senhora Cecília Grassi (84). A integrante mais idosa, Ana Zílio Borsatto, de 99 anos, é um exemplo a todos de que os encontros fazem bem à saúde do corpo e da alma.

Data de publicação: 18/03/2010

Compartilhe!