Pensando na saúde da comunidade, através de mudanças nos hábitos alimentares, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) grupos de reeducação alimentar e atendimento individualizado com nutricionista. O....

Pensando na saúde da comunidade, através de mudanças nos hábitos alimentares, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) grupos de reeducação alimentar e atendimento individualizado com nutricionista. O programa conta com a parceria do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e da Estratégia da Saúde da Família (ESF). O encaminhamento para o atendimento com a nutricionista é feito através de prescrição médica, de acordo com a necessidade do paciente.

Atualmente, o município mantém dois grupos. Um no Programa Saúde da Família (PSF) do bairro São José, no qual são atendidos 15 novos pacientes por mês. No PSF do Posto de Vacinas, no Centro, são atendidos 25 novas pessoas por mês. Conforme a nutricionista responsável pelo programa, Cristiane Ritt, além desses grupos, a secretaria disponibiliza cerca de 50 atendimentos por mês no posto do SUS. Aos pacientes do CAPS também é oferecido o acompanhamento de reeducação alimentar, pois os medicamentos psiquiátricos podem alterar o metabolismo e acarretar ganho de peso.

O secretário municipal da Saúde, Marino Deves, explica que "a reeducação alimentar é mais um dos serviços que a secretaria oferece, dando atenção especial à prevenção e não somente à cura das doenças quando já instaladas. Os demais setores da secretaria também disponibilizam programas preventivos para hipertensão e diabetes, programa da asma e rinite, pré-natal, prevenção de câncer de colo uterino, prevenção ao consumo de álcool e drogas, entre outros".

Importância da prevenção

A educação nutricional cumpre importante papel na formação de valores e atitudes em relação à alimentação para a promoção da saúde individual e coletiva. Desse modo, são reduzidos os riscos para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas como obesidade, doenças cardiovasculares e coronárias. A educação nutricional pode reduzir também os gastos públicos com o tratamento de doenças associadas aos hábitos alimentares. A estimativa é de que 6% do orçamento do sistema de saúde é gasto no tratamento de patologias associadas à alimentação.

A educação alimentar tem como meta mudar hábitos e melhorar o estado de saúde individual, comunitário e social. Uma alimentação saudável é aquela que reúne os seguintes atributos: é acessível e não é cara, valoriza a variedade e as preparações usadas tradicionalmente, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.

Dez passos para uma alimentação saudável:

1-Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2-Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz,milho,trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3-Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4-Coma feijão e arroz. Esse prato brasileiro é uma combinação completade proteínas e bom para saúde.

5-Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6-Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9-Beba pelo menos2 litros(6 a8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10-Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 min de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

"É importante iniciar pela orientação que pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e segui-la todos os dias. Não é necessário adotar todos os passos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugerida nos dez passos", explica a nutricionista.

Data de publicação: 02/02/2010

Compartilhe!