Em reunião realizada na manhã do dia 21, na prefeitura de Encantado, foram tratados assuntos relacionados ao Corpo de Bombeiros Misto de Encantado e da efetiva criação da Associação Mantenedora dos Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (AMBRAVAT), com sede no município. Estiveram presentes o prefeito Paulo Costi, vice José Calvi, secretário de Administração Luciano Moresco, vereador Valdecir Gonzatti e os oficiais do Corpo de Bombeiros Major Maya de Estrela e Capitão Acioly de Lajeado.

O convênio inicial, que possibilitou a instalação do Corpo de Bombeiros Misto de Encantado, foi firmado no ano de 2006. Até então, a manutenção e cedência de pessoal (servidores municipais) para atendimento junto a este órgão sempre foram supridos pelo município de Encantado. Os investimentos neste período somam R$ 500 mil para o atendimento que se estendeu por mais 11 municípios da Região da Alta do Vale do Taquari - Roca Sales, Muçum, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Ilópolis, Anta Gorda, Putinga, Arvorezinha e Itapuca.

A atual Administração Municipal, diante desse panorama, pretende solucionar a exigência do Comando Militar pelo cumprimento integral do convênio firmado em 2006. Se não houvesse o cumprimento do acordo, assumido pelo município, que representava toda a região no convênio, havia a possibilidade de que a guarnição de Bombeiros de Encantado fosse fechada. A região seria então novamente atendida pelo grupamento de Lajeado, o que representaria um retrocesso. Diante da situação, o Executivo buscou mobilizar os demais municípios atendidos pela corporação para colaborar com a manutenção e ampliação da guarnição.

A AMBRAVAT foi idealizada a partir de reuniões com os representantes dos municípios atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Encantado e com a efetiva e decisiva participação do Promotor de Justiça André Prediger. A Associação nasceu da necessidade de se encontrar uma forma legítima e viável de congregar estes municípios numa entidade, para que a guarnição do Corpo de Bombeiros Misto de Encantado permaneça no município e disponha de recursos humanos e materiais para ampliar e aprimorar seu atendimento.

Nessa nova formatação, seriam excluídos da associação os municípios mais distantes como Itapuca, Arvorezinha e Putinga. Em reunião realizada ainda no mês de maio deste ano, com a participação destes municípios, ficou definido que Encantado, Roca Sales, Muçum, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Doutro Ricardo e Relvado participariam com o valor de R$ 0,38 por habitante/mês e Anta Gorda e Ilópolis, em razão da distância e do menor número de atendimentos, participariam com R$ 0,19 por habitante/mês. O cálculo, que considera o número de habitantes, contempla o valor suficiente para a manutenção do Corpo de Bombeiros e sua ampliação. Possibilitaria ainda o início do serviço de veículo-resgate adaptado para salvamentos em acidentes de trânsito e outros sinistros, que já está destinado ao Corpo de Bombeiros Misto de Encantado, mas não está operando ainda por falta de pessoal.

Na reunião que ocorreu nesta semana, ficaram definidos os próximos passos para a entrada em operação da AMBRAVAT. No entanto, até o momento, os municípios de Roca Sales e Muçum manifestam desinteresse em participar da associação e, conseqüentemente, colaborar financeiramnete, o que poderá inviabilizar a existência da AMBRAVAT e acarretar a perda do Corpo de Bombeiros em nossa região.

A expectativa é de que esses municípios mudem seu posicionamento, considerando a importância desse serviço para a comunidade e integrem a AMBRAVAT. Somente dessa forma ela poderá entrar em pleno funcionamento e fornecerá ao Corpo de Bombeiros Misto de Encantado as condições adequadas para o desenvolvimento de suas relevantes tarefas.

Data de publicação: 23/10/2009